Nossa História

Conheça um pouco sobre a história do Clube do Auto Antigo de Taubaté.

O CAAT foi fundado no dia 04 de março de 1987, dia da reunião realizada na residência do Sr. Mário Marchtein, e teve como participantes, além do anfitrião, os Srs. Benedito Moreira Andrade Neto, Geraldo Antonio / Nogueira Miné, Paulo Roberto Simonetti e Wladimir Salim Minhoto.

Registre-se que a idéia da criação de um clube para congregar os antigomobilistas de Taubaté foi do Mário Marchtein que, por justiça, recebeu o honroso título de sócio fundados número um.

A partir daí, vêm o CAAT e seus associados seguindo os ensinamentos deixados por Robert Lee, o grande precursor do antigomobilismo no Brasil. Dizia ele que "a paixão do colecioinador é movida pelo interesse na história e evolução dos automóveis, pelo saudisismo e nostalgia do passado, e pelo prazer de restaurar, consertar, dirigir e colecionar essas máquinas que o século XX transformou em grande paixão de hone s e mulheres".

Foi justamente esse o espírito que moveu os cinco pioneiros já cidados que, naquela reunião de 04 de março, plantaram a semente que germinada e adubada pelos associados que abraçaram a idéia e transformaram o clube em uma entidade de atuação regional cujas realizações são reconhecidas em todo o Estado de São Paulo.

Muitas foram as conquiestas e sucessos obtidos: credita-se essas vitórias às Diretorias que sucederam ao longo dos últimos 24 anos, cada uma colocando um tijolo na construção do nosso Clube, construção essa que teve as seguintes principais realizações:

  • - A aprovação e registro do primeiro Estatuto social do CAAT, documento esse que lhe outorgou a condição de pessoa jurídica;
  • - O reconhecimento pelo Poder Público Municipal, da condição de Entidade de Utilidade Pública;
  • - A filiação à Federeação Brasileira de Veículos Antigos do Brasil;
  • - A institucionalização dos "Encontros de Carros Antigos de Taubaté", eventos que, ano a ano, têm alcançado sucesso crescente, com a participação de colecionadores de várias regiões do Estado;
  • - A institucionalização do calendário anual de eventos onde são programados os encontros e passeios nas diversas cidades da região, dujos destaques são os eventos de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, Pindamonhangaba, São Francisco Xavier, Paraibuna, Ubatuba e Santa Branca. No calendário são previstas, também, a participação do CAAT nos eventos patrocinados por outros clubes.

Finalizando, o CAAT aproveita da oportunidade do lançamento de seu novo site para prestar uma justa homenagem a todos associados que pertenceram às diversas Diretorias nestes 24 anos de vida, mencionando aqueles que exerceram a prisidência do Clube. São eles:

  • Benedito Moreira Andrade Neto, 4 mandatos
  • Wladimir Salim Minhoto
  • Sergio Calil Gaspar
  • Marco Antonio Dias Pereira, 2 mandatos
  • Eugênio de Camargo Leito
  • Aldo Donizeti de Toledo Fusco, 3 mandatos.

Gestão Atual

Glauco Moderno
Presidente
Luciano
Tesoureiro

Galeria de presidentes

Benedito M. Andrade Neto
1987-1989, 1994-1996 e 2000-2001
Wladimir Salim Minhoto
1990-1991
Sérgio Calil Gaspar
1992-1993
Marco Antônio D. Pereira
1997-2000
Andrade M. Andrade Neto
2002-2003
Paulo Rodrigues Guino
2018
Aldo D. T. Fusco
2004-2017 e 2019-2021