Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Agenda
 
28
JANEIRO
  ANTIGOS DE PINDA REALIZARÁ O 5º ENCONTRO DE AUTOS ANTIGOS DE PINDAMONHANGBA

19
AGOSTO
  8º CAAT ON THE ROAD - 100 MILHAS NA SERRA

31
DEZEMBRO
  RETROSPECTIVA 2017

 
 
Título: IV ENCONTRO INTERNACIONAL DO VW SP2 CLUB - DE 07 A 09 SETEMBRO 2017
 

Para comemorar os 45 anos do lançamento do VW SP2, o VW SP2 Club organizou uma intensa agenda para três dias de atividades, as quais ocorreram de 07 a 09 de setembro de 2017 na cidade de Barra Bonita/SP, pela quarta vez consecutiva.

Além dos 50 associados do Club, sendo dois da Alemanha e um da Suíça e inúmeros visitantes, participaram do evento 32 automóveis. Vieram representantes de Fortaleza, Brasília, Niterói, Rio de Janeiro, São Paulo, a maioria, além de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do
Sul.

Para celebrar os 45 anos de lançamento do SP2, os associados foram agraciados com Medalhas cunhadas em metal, pesando 200 gramas, com diâmetro de 7 centímetros e cor do veículo de cada proprietário.

Um dos pontos altos do Encontro foi a apresentação da Maquete original do SP1, que após 45 anos, saiu da planta da Volkswagen para um evento, a qual foi devidamente restaurada para esta cerimônia e gentilmente cedida pela Montadora para esta ocasião.

 Foi um grande sucesso, não só para os associados, como também de muita emoção para as filhas e netos do Márcio Piancastelli, criador do SP2. O Márcio faleceu em 18 de junho de 2015.
Alguns associados têm seus carros com assinatura dele e do Jota, o Jose Vicente Novita. A propósito, no dia 23 de novembro de2013, fizemos uma visita ao Márcio em sua casa no município de Araçoiaba da
Serra,

 cuja matéria foi registrada no site do CAAT – Clube de Autos Antigos de Taubaté, neste link: 

A família Piancastelli nos brindou ainda com a bela  ” Exposição Márcio Piancastelli - Mestre do Design” sobre o trabalho do  desenhista ao longo da sua vida, desde o início com estágio pelos Estúdios Ghia, até a Volkswagen, no desenvolvimento do SP2, a Brasília, o Gol e muitos trabalhos na área de Design,
Engineer,  Marcelo Lóss. 


O Ex chefe de Design da Volkswagen do Brasil, Luiz A. Veiga, fez uma Palestra técnica com interessante analise sobre o Designdo SP2, explorando os recursos que os projetistas tinham  para criar um carro na época, sobre um chassi existente com motor traseiro, sem precisar
desenvolver um carro novo e criar linhas harmoniosas e no final, maravilhosas. 

Sr. G. Hix, ex Gerente de Estilo da VW, assim se chamava a área de Design, abordou os trabalhos de desenvolvimento da época, e de como obtiveram apoio total do presidente Rudolf Leiding, para criar um veículo de forma independente, sem interferência da matriz, em tempo record.

O Ex Analista Técnico de Desenvolvimento e ex piloto de Testes da Volkswagen, G. Sabino, descreveu quais eram os padrões de testes executados para aprovação de um novo projeto e também as diferenças técnicas do Motor 1700CC do VW SP2. As palestras foram muito apreciadas, os palestrantes puderam tirar muitas dúvidas durante um jantar a bordo de um barco na Eclusagem do Rio Tiete, bem como no próprio dia.


No Sábado o Encontro foi desenvolvido na área externa, Kartódromo, onde  foram realizadas algumas provas práticas.

Primeiro foi colhida uma foto oficial,
presidente do Club, Fred Martos.


Uma segunda prova, interessante, com participação das mulheres, foi a “prova da Maçã”, a qual consistiu em pegar com uma bandeja uma maçã num balde com água, pela companheira, depois o carro se deslocava para um ponto à frente e, sem deixar cair, depositava-a noutro balde. O menor tempo da competição foi determinante para classificar a vencedora.

O “Troféu de Longa DistânciaPercorrida” foi entregue ao associado Vanderlei, de Niterói, qual se deslocou por 750km, feito com um camisa de cilindro do motor 1700.  Outro associado, o Wanderlei Molinari, recebeu uma biela com o símbolo VW.

Na eleição do veículo “The Bestdo evento, foi classificado o associado Osvaldo Scalfo, com seu SP2 que possui há 39 anos, portador da nota fiscal original, todos os livretos, manuais, chave reserva, etc.

O carro considerado “Tesouro da Exposição”, pertence aos Irmãos Hilton e Milton Ferreira, um Violeta Pop, que possui assinatura do Márcio Piancastelli, da Esposa dele e do Jota, carro único.

O Club tem objetivos sociais e foram desenvolvidas duas ações para o evento :

a.   Compensação de Carbono para os veículos que participaram do evento. Em parceria com a Carbon Stop 2015, são Plantadas árvores em reserva florestal para compensar o carbono emitido pelos veículos que participam do evento. Em Junho foram plantadas 400 árvores na Reserva Klaus Peters, na Praia, juntamente com o Grupo Capoeira Esporão, que teve a participação das crianças deste projeto.

b.   Doação de Alimentos, cada participante contribuiu com um quilo de alimentos na entrada, além do mais, o Luiz Veiga, Designer, também artista plástico, pintou um quadro, o qual foi leiloado e arrematado pelo colega Celso Tonolli, do Rio Grande do Sul. O montante, em dinheiro e alimentos, foram entregues às voluntarias do “Instituto do Câncer de Barra Bonita”.



E assim terminou o evento de forma inesquecível, com todos retornando às suas casas em segurança.






















Paulo Guino - VW SP2 Club 12 9 9727 3313

OUTRAS IMAGENS


































   
 

 
 
Clube de Autos Antigos de Taubaté
contato@antigostaubate.com.br
 

Desenvolvido por Future Tecnologia